Torneio de Yu-Gi-Oh! TCG

REGRAS:

1) O que levar? 



– Seu deck, que deve estar de acordo com as regras:

  • Conter entre 40 e 60 cartas no main deck e 0 a 15 no extra deck. 
  • Não ter nenhuma carta de origem oriental (japonesa, koreana etc). Cartas em outras linguas ocidentais (espanhol, francês, alemão etc) são permitidas. 
  • Estar de acordo com a lista de banidas.
  • É extremamente recomendado o uso de protetores (shields) para as cartas, para proteger as mesmas. Caso alguma carta possua alguma marca na parte trazeira que permita diferencia-la das demais, o uso do protetor é obrigatório. 

– Dados, marcadores, tokens, moedas ou qualquer outro acessorio requirido pelo seu deck. É importante lembrar que qualquer objeto usado para representar um token, deve poder representar claramente as posições de ataque e defesa.

– Algo para marcar os pontos de vida. Apesar de uma calculadora ser mais fácil de se utilizar, é recomendado o uso de um papel e caneta pois assim é possivel saber a origem dos danos facilitando a resolução de qualquer problema. Normalmente em caso de problemas os juizes darão razão para a pessoa que estiver anotando no papel.

– COSSY (apenas para torneios oficiais), esta é sua carterinha de jogador registrado e você deve sempre leva-lá em torneios oficiais. Caso seja seu primeiro torneio oficial e você não possua uma o Organizador lhe dará uma.

2) Procedimentos 



– Primeiro passo para o torneio é se registrar (claro, em torneios com pré-inscrição isso é feito antes).



– Em seguida, você recebe sua decklist. Que é uma folha na qual você deve escrever todas as cartas do seu deck. Também é possivel levar a decklist preenchida de casa, isso pode ser uma boa ideia já que você pode preenche-la com mais calma evitando erros, além de ter mais tempo livre pra trocar cartas no torneio. (clique aqui para obter uma decklist em formato PDF).



– Ao fim das inscrições, as rodadas são impressas e coladas em lugar visível. E as decklists são recolhidas.



– O torneio ocorre num formato conhecido como Suiço com Top, que funciona assim: todos os jogadores disputam um numero pré-determinado de rodadas SEM eliminação. A cada rodado os jogadores são pareados com alguém com o mesmo número (ou quase) de vitorias que eles .

Ao final os melhores colocados vão para o Top, onde ocorrem partidas eliminatorias até termos o campeão.

A quantidade de rodadas varias de acordo com a tabela a seguir:



  • 4 – 8 Players = 3 Rounds of Swiss followed by a cut to Top 2.
  • 9 – 16 Players = 4 Rounds of Swiss followed by a cut to Top 4.
  • 17 – 32 Players = 5 Rounds of Swiss.
  • 33 – 64 Players = 6 Rounds of Swiss.
  • 65 – 128 Players = 7 Rounds of Swiss.
  • 129 – 256 Players = 8 Rounds of Swiss.
  • 257 – 512 Players = 9 Rounds of Swiss.
  • 513 – 1024 Players = 10 Rounds of Swiss.
  • 1025 – 2050 Players = Rounds of Swiss.
  • 2051 or More Players = Rounds of Swiss.

– A duração de cada rodada depende de organização. Nos nossos torneios cada rodada tem o limite de 40 minutos.– Se ao final do tempo limite a partida não tiver acabado, segue-se a seguinte regra: O jogador que estiver jogando termina sua fase atual, depois ocorre a contagem de pontos de vida e o duelista que tiver mais pontos ganha o duelo atual do Match. Ao final dessa contagem o jogador que tiver mais vitórias no Match, vence. Caso ainda esteja empatado, o jogador que tiver mais pontos de vida no terceiro duelo, vence o Match. Caso ainda assim estejam empatados na quantidade de vitórias e quantidade de pontos de vida, a partida termina como um empate mesmo.3) Penalidades  – Existem diferentes niveis de penalidades de acordo com a gravidade das infrações. O menor e mais comum se chama “warning” (advertencia em portugues), e é apenas um alerta para que não se repita o mesmo erro. Depois disso temos, game loss (perda de um game), match loss (perda de um duelo), tournament loss (expulsão do torneio). 

– É permitido aos juízes aumentarem ou diminuírem a intensidade de uma penalidade de acordo com a situação. Por exemplo um juiz pode aplicar penas menores a jogadores iniciantes.

As infrações comuns que levam a warning são:

 

  • Ativar erroneamente algum card, sendo possível voltar a jogada. 
  • Comprar uma carta a mais (desde que não a misture na mão) 
  • Erro na decklist, avisado a organização antes do torneio 
  • Conduta antidesportiva (xingar outra pessoa, não manusear com cuidado o deck do oponente) 
  • Jogar mais devagar que o necessario, objetivando atrasar o jogo.

 

As infrações comuns que levam ao game loss são:

Receber multiplos warnings pelo mesmo motivo. 

Ativar erroneamente algum card, sendo impossível voltar a jogada (ex. alguma carta face-down no campo foi adicionada a mão. O cemitério foi embaralhado ao deck. Algum custo não foi pago e isso só foi percebido alguns turnos depois dando uma grande vantagem a um jogador) 

Comprar uma carta a mais e misturá-la na mão. 

Erro na decklist percebido pela organização no meio do torneio. 

Chegar na sua mesa com mais de 3 minutos de atraso 

Ter uma carta marcada no deck. 

As infrações comuns que levam ao match loss são: 

Chegar na mesa com mais de 10 minutos de atraso. 

Receber multiplos gameloss pelo mesmo motivo. 

As infrações comuns que levam à expulsão do torneio são: 

 

  • Conduta antidesportiva grave. 
  • Trapaça. 
  • Roubo.

 

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